sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Paraty realiza Festa de Nossa Senhora dos Remédios

Agora em setembro acontece em Paraty mais uma festa de Nossa  Senhora dos Remédios, a padroeira de Paraty. Esta festividade acontece há, pelo menos 372 anos, pois a primeira capela construída para sua devoção data de 1640. Durante todos estes séculos, o povo de Paraty, com veneração e devoção, festejam sua padroeira na alegria de homenagear a mãe de Deus.
A devoção a nossa  senhora dos remédios  surgiu na frança, na idade média, invocada contra as doenças corporais que afligiam o povo. Com o passar dos anos é invocada não só como proteção e alivio nas doenças corporais, mas especial e principalmente como remédio espiritual.


Fonte: Prefeitura Municipal de Paraty

Angra 1 é desligada do sistema elétrico

Angra 1 foi desconectada automaticamente do Sistema Interligado Nacional (SIN) hoje, às 9h24, em decorrência da atuação indevida de um dos seus sistemas redundantes de segurança. Com a usina desligada, todos os sistemas atuaram normalmente.
De acordo com os procedimentos operacionais da Eletrobras Eletronuclear, o episódio foi classificado como Evento Não Usual (ENU) e encerrado às 11h35. Os técnicos da empresa estão fazendo as últimas verificações para determinar o retorno da unidade à operação.
O evento não causou nenhum dano aos trabalhadores da empresa, à população ou ao meio ambiente.

Fonte: Eletronuclear

Eletronuclear capacita produtores culturais da Costa Verde

Para democratizar o acesso de produtores culturais aos editais de patrocínio das empresas Eletrobras, a Eletronuclear vai pela primeira vez oferecer um curso ensinando os moradores e ONGs da região de Angra dos Reis e municípios vizinhos a formatar projetos culturais. Esses produtores estarão capacitados para se candidatarem a recursos já na edição 2013 do edital, que prevê patrocínios no valor total de R$ 13 milhões.
A ideia de oferecer o curso surgiu devido à baixa adesão aos editais de 2011 e 2012 por parte dos agentes socioculturais de Angra dos Reis e municípios adjacentes. O curso será realizado amanhã (01), das 8h às 17h, no auditório do Espaço Cultural Eletrobras Eletronuclear de Angra, no Convento de Nossa Senhora do Carmo. As aulas serão ministradas por profissionais do Instituto Cidade Viva, que se especializa em gestão cultural.

Fonte: Eletronulcear

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Fernando Jordão faz caminhada e comício na Boa Vista, nesta quinta-feira, 30


O candidato a prefeito pela Coligação Angra no Coração, Fernando Jordão faz caminhada e comício na Boa Vista, 4º Distrito, nesta quinta-feira, 30, confrome agenda abaixo:

9h – Caminhada no Morro da Boa Vista (Parque Mambucaba) – Ponto de Encontro: na subida do morro

14h – Após almoço a caminhada continua no Morro da Boa Vista

19h – Comício no Morro da Boa Vista (Parque Mambucaba

Conceição faz caminhada e comício em Mambucaba

A candidata a prefeita de Angra dos Reis, pela Coligação Juntos para cuidar de Angra, Conceição Rabha, faz caminhada e comício em Mambucaba,  nesta quarta-feira, 29, conforme agenda abaixo:

09:00hs - Caminhada na Praia Vermelha, Vila Histórica de Mambucaba, Morro da Boa Vista e Parque da Mambucaba (08:30hs - ponto de encontro na Praia Vermelha, na Rio Santos, em frente a quadra da Comunidade).
14:00hs - Caminhada na Praia Vermelha, Vila Histórica de Mambucaba, Morro da Boa Vista, Parque da Mambucaba (13:30hs - ponto de encontro parada da manhã).
17:00hs - Conversas Políticas
19:00hs - Comício no Morro da Boa Vista/ Parque Mambucaba (Local: Subida do Morro em frente a quadra).



segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Angra I comemora 30 anos de operção

 Nesta terça-feira, 28, a Eletrobras Eletronuclear comemora 30 anos do início da operação de Angra 1, fato que marcou o ponto de partida da geração comercial nuclear no Brasil. A empresa realiza uma cerimônia na central nuclear de Angra, a partir das 11h, e que contará com a presença do presidente Othon Luiz Pinheiro da Silva, além dos diretores de Operação e Comercialização, Pedro Figueiredo; Planejamento, Gestão e Meio Ambiente, Pérsio Jordani; e Técnico, Luiz Soares. Na ocasião, será inaugurada uma placa comemorativa.

Há 30 anos – em 13 de março de 1982, às 20h23 –, Angra 1 atingiu sua primeira criticalidade, ou seja, o momento em que a reação de fissão dos átomos no reator se torna autossustentável. Isso abriu caminho para que, em 1º de abril do mesmo ano, a usina fosse sincronizada ao sistema elétrico.
De lá para cá, Angra 1 enfrentou muitos desafios e se tornou um exemplo de superação, atingindo um alto nível de desempenho operacional. Os últimos anos são a maior prova disso. Em 2010, a unidade quebrou seu recorde de geração, gerando 4.263.040 megawatts-hora (MWh), feito que se repetiu em 2011, quando a usina gerou 4.654.487 MWh.


sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Mambucaba recebe comício de Conceição Rabha


 A coligação “Juntos para cuidar de Angra”, que tem a frente os candidatos Conceição Rabha (PT) e Leandro Silva (PDT), realiza neste Sábado, dia 25 , a partir das 19:00hs, o segundo comício no Parque Mambucaba, que será na Rua 7 de Abril, esquina com a rua 34 - Campo da Gringa.

Novo hospital será na Vila Operária


A Fundação Eletronuclear de Assistência Médica (Feam), através de informação do atual superintendente, Carlos Vasconcellos, ao Jornal Tribuna Livre, está planejando a construção de novo hospital, que é uma recomendação da própria estatal Eletronuclear, como necessidade para complementar o sistema de saúde pública na região e atender, claro, também aos funcionários e colaboradores envolvidos diretamente na operação das três usinas nucleares brasileiras.
O novo hospital será construído na Vila Operária de Mambucaba, divisa entre os municípios de Angra dos Reis e Paraty, possivelmente antes da conclusão das obras de construção da usina nuclear Angra 3 e substituirá as instalações do atual Hospital de Praia Brava, que poderá ser transformado num centro de triagem e ambulatórios.

Vilma e Ricardo Dutra tem candidaturas barradas


Dois ex- presidentes da Câmara Municipal de Angra dos Reis tiveram as suas candidaturas barradas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, na última terça-feira, 21. O Desembargador Federal Sérgio Schwaitzer, fundamentou-se na rejeição da contas de Ricardo Dutra(DEM), pelo Tribunal de Contas do Estado, quando ele era o ordenador de despesa da Câmara de Vereadores de Angra dos Reis, no exercício de 2007.
Já a juíza Ana Tereza Basílio, do TRE/RJ, negou o recurso da vereadora Vilma dos Santos (PRB) contra o indeferimento de seu pedido de candidatura para estas eleições e ratificou a decisão de primeira instância em todos os seus termos. A corte foi unanime na decisão de negar o registro da candidata com base em preceitos da “Lei da Ficha Limpa“.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Mambucaba receberá uma creche municipal

A revolução pela qual passa a Educação do município de Angra dos Reis nos últimos anos, já começou a dar resultados. A cidade teve um crescimento bastante significativo nas notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica 2011 (Ideb). Angra saltou da 54ª para a 20ª posição, sendo a cidade mais bem colocada da região nas provas do Ministério da Educação. Esse trabalho de investimentos é contínuo e tem como objetivo oferecer a melhor educação do Sul do Estado para os alunos da rede municipal.
Outra boa notícia dada nesta semana é que Angra dos Reis será beneficiada com mais três creches através do Proinfância, programa do governo federal que tem contrapartidas financeiras do município. A informação foi dada pela secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Rita Salomão, e pela Gerência de Educação Infantil.
Os bairros que vão receber as novas creches são o Parque Mambucaba, o Belém e o Campo Belo. As unidades terão oito salas de aula, quatro banheiros, sala de leitura, sala de informática, lactário, cozinha, refeitório, depósito, vestiário, área de serviço, recepção, almoxarifado, sala de direção, sala de professores e secretaria.


Fonte: Prefeitura Municipal de Angra dos Reis

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Começou o horário eleitoral gratuito


Começou nesta terça, 21, às 7 horas da manhã propaganda eleitoral obrigatória no rádio para candidatos a prefeito e vereador. No rádio serão veiculados blocos de segunda a sábado das 7h às 7h30 e das 12h às 12h30. Já na televisão, o horário eleitoral será entre 13h e 13h30 e das 20h30 às 21h.
Em Angra dos Reis, por conta de um acordo entre as duas coligações que disputam a Prefeitura, a Angra no Coração, de Fernando Jordão e Aurélio Marques; e a Juntos para Cuidar de Angra, de Conceição Rabha e Leandro Silva, haverá apenas propaganda no Rádio.
Fonte: Angranews

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Angra III deverá gerar energia em 2016



A usina nuclear Angra 3 deve começar a produzir energia elétrica em julho de 2016, segundo estimativa da Eletrobras Eletronuclear, responsável pelo empreendimento. A previsão anterior era para dezembro de 2015, mas a empresa, no momento, estima que haja um atraso de sete meses para o inicio de operação comercial da planta. 
Angra 3 terá potência instalada de 1.405 megawatts (MW), com projeto básico da  Siemens/KWU, atual Areva, e reator PWR (água leve pressurizada). De acordo com dados da Eletronuclear, o grau de nacionalização da usina será de 54% (em valor) e o investimento é de 600 milhões de euros em equipamentos já adquiridos e R$ 10 bilhões para conclusão
A companhia informou ainda que entrou em atividade no início de agosto a Superintendência de Angra 3, unidade organizacional criada para refletir a evolução da implantação da terceira usina nuclear brasileira. A nova unidade é subordinada à Diretoria de Operação e Comercialização da Eletrobras Eletronuclear.
A área será capitaneada pelo engenheiro Ricardo Luís Pereira dos Santos, que já atuava como coordenador da implantação da operação da usina.

domingo, 19 de agosto de 2012

Resultado do Festival de Música de Tarituba

O Site do Festival divulgou as músicas que ganharam o V Festival de Musica de Tarituba
 
1ª) Tempo que não voltaAutor: Mano Romero, Nelhão e Daw
Intérprete: Mano Romero, Nelhão e Daw
2ª) Zés BrasilAutor: Paulo Mattos
Intérprete: André Bainha
3ª) Eu sou um rioAutor: Júlio Bornyé
Intérprete: Júlio Bornyé
 
O cantor André Bainha foi eleito o Melhor Intérprete do V Festival de Musica de Tarituba.

Mambucaba têm Espaço do Livro

 
Foi inaugurado nesta sexta-feira, 17, em Mambucaba, o Espaço do Livro, um local dedicado a leitura. A iniciativa foi do Sub-Prefeito, Silas Gonçalves Lima e funciona na área externa da própria Sub-Prefeitura da Região Sul, com o objetivo de incentivar a leitura da população de Mambucaba. O leitor pode levar pegar o livro que desejar, gratuitamente, com a condição de deixar outro livro no seu lugar. A inauguração do Espaço do Livro, contou com a presença da Sub-Secretária de Educação, Adriana Teixeira, de assessores do mandato do Vereador Parente e do Presidente do GLAPMM - Grêmio Literário Amigos da Poesia e da Música de Mambucaba, Carlos Mambuaba, que recitou o poema "Flores a Angra dos Reis". O Espaço do Livro, funcionará de segunda a sexta, de 09.00hs às 16.00hs.
 
Fonte: Blog Vereador Parente
 

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Campanha Vacinação em Dia começará no próximo dia 18

A Fundação de Saúde de Angra dos Reis (Fusar) iniciou, no dia 18 a Campanha de Vacinação em Dia, organizada em todo o país pelo Ministério da Saúde. O objetivo é atualizar a caderneta de vacinação de todas as crianças com idade de 0 a 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade.
A campanha terminará no dia 24 de agosto. No primeiro dia, denominado Dia D, as unidades de saúde que funcionarão para a campanha em Angra serão: Centro de Especialidades Médicas (CEM) no Centro; Unidade Básica de Saúde (UBS) do Balneário; UBS do Belém; UBS do Areal; CEM de Jacuecanga; CEM da Monsuaba; Estratégia de Saúde da Família (ESF) Frade Praia; ESF Parque Mambucaba módulo 2; UBS Bracuí; e na Ilha Grande (Vila do Abraão). O funcionamento será de 8h30 às 17h. Depois do dia 18 todas as unidades de saúde do município farão o atendimento, do dia 20 ao 24.


Fonte:Prefeitura Municipal de Angra dos Reis

Mulher alega que foi vítima de estupro no Parque Mambucaba em Angra

Uma faxineira de 37 anos registrou na 166ª DP (Angra), que foi estuprada na madrugada de sexta-feira, no interior de um ferro velho, na Rua 30, no Parque Mambucaba (Perequê).
Segundo a mulher, ela estava com dois amigos bebendo em um bar, quando um homem passou e a chamou para dar uma volta de bicicleta.
Ela aceitou e o homem a levou para o interior de um ferro velho, local em que teria agredido a mulher. O suposto autor, que trabalha como carroceiro, estava na companhia de quatro homens, que o ajudaram a agredir a mulher, que teria desmaiado com a violência sofrida.
Quando recuperou os sentidos, ela percebeu que estava sendo segura nos braços e nas pernas e que os homens revezavam no ato sexual.
Em determinado momento ela conseguiu fugir, mas o carroceiro a seguiu, portando um facão. Ela procurou abrigo na casa de uma amiga e acionou os policiais militares do 33º BPM (Angra), que realizaram buscas pelo local, mas não encontraram o carroceiro, nem os quatro homens que teriam violentado a faxineira. O caso está sendo apurado pelo Setor de Investigação da delegacia de Angra.


Fonte: Diário do Vale

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Posto da Polícia Rodoviária Federal de Mambucaba apreende 20kg de maconha

Agentes da Polícia Rodoviária Federal prenderam na madrugada desta quinta-feira, 9 uma jovem de 23 anos, suspeita de tráfico de drogas, durante operação de rotina, no posto da PRF de Mambucaba, na Rio-Santos (BR-101), em Paraty.
Os agentes abordaram um ônibus (linha São Paulo-Angra) e realizaram uma revista. No bagageiro do veículo, os policiais encontraram 22 tabletes de maconha - totalizando o peso de 19,7 kg -, que estavam escondidos em duas malas da jovem.
A suspeita foi localizada, pois nas malas continham etiquetas de identificação e as mesmas estavam coladas na passagem da jovem.
Os agentes conduziram a suspeita - que não teve o nome divulgado -, para a 167ª DP (Paraty), onde ela foi autuada em flagrante pelo crime de tráfico de droga

Fonte: Diário do Vale

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Menino morre afogado em praia da Vila Residencial de Mambucaba

O menino Gabriel de Oliveira Carneiro, de um ano e dois meses, foi encontrado boiando na praia da Vila Residencial de Mambucaba, sendo socorrido pelos bombeiros e encaminhado ao Hospital de Praia Brava, onde foi feita a tentativa de renimação do garoto. Apesar dos esforços da equipe médica o menino faleceu n atarde deste sábado, 05. Gabriel estava com o avô, que está desaparecido. Segundo informações registradas da 166ª DP (Angra), ele também teria se afogado.

domingo, 5 de agosto de 2012

Tentativa de homicídio é registrada Mambucaba


Policiais civis da 166ª DP (Angra) registraram na madrugada de hoje (3), uma tentativa de homicídio, ocorrida no interior de uma residência, localizada na Rua Francisco Guedes da Silva, no Parque Mambucaba (Perequê).
Policiais militares do 33º BPM (Angra) receberam uma denúncia informando que a casa de um menor havia sido invadida e que ela teria sido atingida com uma coronhada na cabeça.
De acordo com a polícia, o suspeito é o ex-companheiro da vítima. Ele teria atirado três vezes em um homem, de 26 anos, que estava na companhia da menor. Os tiros não acertaram o cabeleireiro e o autor dos disparos fugiu.
A menor e o cabeleireiro foram conduzidos para a delegacia de Angra, onde a adolescente relatou que mantinha um relacionamento de aproximadamente quatro anos com o suspeito, mas por conta de desavenças quis terminar o romance. O ex-namorado teria ameaçado mata-la, assim como toda a família. O caso está sendo apurado pelo Setor de Investigação da 166ª DP (Angra) e até a publicação desta reportagem, o acusado ainda não havia sido localizado.


Fonte: Diario do Vale