sexta-feira, 10 de abril de 2015

Vila Histórica pode entrar na Estrada Real


O trabalho para colocar a Vila Histórica de Mambucaba dentro da Estrada Real ganhou um importante apoio no mês passado. A ABIH-RJ (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis - Rio de Janeiro) anunciou que apoia institucionalmente a candidatura deste importante sítio histórico de Angra dos Reis neste importante projeto, desenvolvido pelo Instituto Estrada Real, ligado à Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG).

A Estrada Real é a maior rota turística do país. Com mais de 1.600 quilômetros, ela começou a ser construída no século XVII para ligar a região do litoral do Rio de Janeiro às regiões produtoras de ouro do interior de Minas Gerais, passando por São Paulo. Em determinado ponto do Caminho Velho, há uma estrada que desce para Paraty. Em outro ponto, nasce a Estrada do Facão, que durante muito tempo levou ouro para a Vila Histórica de Mambucaba, em Angra dos Reis.

Referências à Vila Histórica de Mambucaba, localizada na divisa de Angra com Paraty, já aparecem no livro de Hans Staden, de 1557. Durante o ciclo do ouro, a Vila Histórica se tornou um importante ponto de embarque para navios ingleses e principalmente franceses, tanto que em 1714 a Coroa Portuguesa envia à Mambucaba a Companhia de Infantaria e Ordenança, criando oficialmente um porto, na tentativa de retomada do espaço das mãos dos franceses. O local teve seu teve o seu apogeu no século XIX, durante o ciclo do café, sendo que a localidade chegou a ter um vice-cônsul francês. O conjunto foi tombado pelo IPHAN em 1968. 

Criado em 1999 e ligado ao Sistema FIEMG (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais), o Instituto Estrada Real tem como objetivos organizar, fomentar e gerenciar o produto turístico Estrada Real, que beneficia inúmeros municípios e diversas localidades que fazem parte deste roteiro.

Fonte: Prefeitura Municipal de Angra dos Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário