sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

MP desiste de tentar parar obra de Angra 3

Sem risco de processo judicial, obras de Angra 3 continuam
Em andamento: Sem risco de processo judicial, obras de Angra 3 continuam

Angra dos Reis
O Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) concluiu a análise dos documentos apresentados pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) e Eletronuclear, que comprovavam que as obras já possuíam a análise probabilística de segurança e acidentes severos, solicitada pelo MP. Em nota, o MP afirmou que foram feitas as análises necessárias e, portanto, foi comprovada a existência do estudo de acidentes severos. Com isso, o órgão desistiu de tentar pedir na Justiça a paralisação dos serviços, depois de ter recomendado, há alguns meses, que eles fossem interrompidos. A Eletronuclear respondeu ao MP que não paralisaria os serviços.

No começo da semana, o Ministro de Minas e Energia, Márcio Zimmermann; o Presidente da Eletrobras Eletronuclear, Othon Luiz P. da Silva e o Presidente do Conselho de Administração da Eletrobras Eletronuclear, Miguel Colasuono inauguraram um marco comemorativo da retomada das obras de Angra 3. O monumento foi feito com uma rocha retirada do próprio local da construção, com uma placa comemorativa do evento e uma cápsula de aço contendo documentos e registros fundamentais da retomada das obras de Angra 3.

Entre os documentos, estavam: listagem completa dos Colaboradores e Colaboradoras da Eletronuclear no mês de junho, 2010; lista de assinaturas de algumas presenças no Seminário Programa Nuclear Brasileiro, realizado na ACRJ em 02/10/2009, com foco na retomada da construção da Usina Nuclear de Angra 3; Ordem de Serviço 01/2009 (simbólica) de Angra 3, que inclui as assinaturas de Edson Lobão, então Ministro das Minas e Energia, José Antonio Muniz Lopes, Presidente da Eletrobrás, Othon Luiz Pinheiro da Silva, Presidente da Eletronuclear, Rogério Nora de Sá, Presidente da Construtora Andrade Gutierrez e Sr. Renato Peixoto Primo- Diretor Geral da mesma construtora; clipping sobre a Retomada da Construção da Usina Nuclear de Angra 3 e o Jornal Átomo nº 108, com registro do Governo Federal indicando o crescimento do Programa Nuclear; e Certificado de instalação da Cápsula do Tempo assinado em 03/12/2010 pelo Ministro de Minas e Energia, Márcio Pereira Zimmermann.

Nenhum comentário:

Postar um comentário