quarta-feira, 11 de abril de 2012

Eletronuclear divulga relatório que indica que usinas nucleares de Angra são seguras


As usinas nucleares brasileiras têm condições favoráveis para suportar acidentes decorrentes de catástrofes naturais de extrema severidade. A conclusão faz parte de um relatório elaborado pela Eletrobras Eletronuclear, a pedido da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), para avaliar as condições de segurança de Angra 1 e Angra 2 frente às catástrofes naturais como o tsunami que atingiu, há um ano, a central nuclear de Fukushima Daiichi, no Japão.

O relatório, encaminhado à Cnen na semana passada, segue a mesma metodologia adotada pela indústria nuclear em todo o mundo, o que permite uma comparação direta dos resultados das avaliações com usinas similares. O documento também será avaliado por especialistas do Foro Iberoamericano de Organismos Reguladores Nucleares, conjuntamente com os relatórios das demais empresas operadoras dos outros países ibero-americanos.

Da mesma forma que o Plano de Resposta a Fukushima, divulgado pela Eletronuclear no início de dezembro, o relatório enviado à Cnen, abrange três áreas de avaliação: capacidade da planta de resistir a eventos externos de grande severidade; recursos de que a planta dispõe para desligamento seguro em situações onde o funcionamento dos sistemas de segurança seja impactado por um evento externo; e recursos para limitar as consequências radiológicas de acidentes em que seja inevitável o comprometimento do núcleo do reator.

Fonte: Eletronuclear

Nenhum comentário:

Postar um comentário