Foi inaugurado nesta quinta-feira, 24, em Paraty, o novo Espaço Cultural Eletronuclear. O centro funcionará na nova sede do Instituto Silo Cultural, que também será inaugurada, juntamente com a Sala Margaret Mee. A cerimônia acontece às 20h. O endereço dos três espaços é Rua Dr. Samuel Costa, 12/Rua da Praia, 170, no Centro Histórico.
O Espaço Cultural Eletronuclear apresentará exposições e lançamentos, com destaque para artistas locais, além de prestar informações sobre a operação das usinas nucleares brasileiras. Dentre as peças em exposição, se destacam maquetes de um reator nuclear de água pressurizada – igual aos encontrados na central nuclear de Angra –, um gerador de vapor e um elemento combustível.
Já o Instituto Silo Cultural busca promover e viabilizar a arte e a cultura caiçaras. A intenção é estimular seu resgate, sua preservação e sua renovação, valorizando as manifestações locais em Paraty. O espaço busca ainda valorizar a riqueza cultural da região e incentivar a experimentação de diferentes linguagens artísticas, além de promover intercâmbios culturais.
Fortalecimento da cultura local
A Sala Margaret Mee é dedicada à vida e à obra da artista e botânica inglesa, que foi apaixonada pela floresta tropical brasileira. Lá, os visitantes podem conferir algumas de suas pranchas, que ilustram com maestria espécies raras de plantas locais. Também estão em exposição objetos pessoais da artista e painéis ressaltando sua biografia. Sua obra inclui cerca de 400 pranchas de ilustrações em guache, 40 sketchbooks e quinze diários.
Fonte: Eletronuclear
Nenhum comentário:
Postar um comentário