sábado, 6 de novembro de 2010

Espaço Cultural Eletronuclear recebe exposição elaborada por deficientes visuais, do Projeto Arte Tátil

 A Eletrobras Eletronuclear patrocina a Exposição de Arte Tátil “Os sentidos da arte na ponta dos dedos”, realizada pela Prefeitura de Angra dos Reis, através da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, que ocorre no Espaço Cultural Eletronuclear de Angra dos Reis, entre os dias 3 a 13 de novembro. 
O projeto, que foi idealizado em outubro de 2005, é coordenado pelo professor de artes e artista plástico, Adel Gonzaga, e tem como objetivo estimular a criação artística em pessoas portadoras de deficiência visual através do pensamento, da memória, da sensibilidade e da manipulação dos materiais através da leitura tátil, como também a geração de renda pela venda dos objetos produzidos e a inclusão social através da educação e da arte. 
Ao todo, são cerca de 100 objetos de decoração com temas variados, transformando arame em verdadeiras preciosidades como flores, barcos, pipas, canoas, lagartos, chinelos, porta-trecos e diversos outros artesanatos que chamam a atenção pela forma, beleza e cores vivas. Tudo feito de maneira com que o artista reconheça sua própria criação. Os principais responsáveis pela realização da exposição são os 10 alunos da Escola Municipal para Deficientes Visuais de Angra. 
De acordo com o professor Adel Gonzaga, os alunos recebem muito mais do que lições de matemática, geografia e história. Todos aprendem postura e praticam atividades corriqueiras, como escovar os dentes, além do braile e outras disciplinas necessárias à formação social de um portador de deficiência visual. 
“É uma escola de inclusão. Hoje, os nossos alunos saem de casa, viajam participando de eventos, competições esportivas. Os portadores de deficiência visual hoje se relacionam com o mundo, participam ativamente da sociedade” analisa Adel. 
Com a entrada franca, a exposição estará aberta ao público, entre os dias 3 e 13 de novembro, no Espaço Cultural Eletronuclear de Angra, de segunda-feira a sábado, das 8h às 19h. O espaço fica na Avenida Júlio Maria, 160 - Centro Angra dos Reis. Informações: (24) 3365-4242.

Nenhum comentário:

Postar um comentário