terça-feira, 16 de novembro de 2010

NOTA DE ESCLARECIMENTO DA FUNDAÇÃO ELETRONUCLEAR DE ASSISTÊNCIA MÉDICA

Com a retomada da construção de Angra 3, a FEAM foi solicitada a adequar seus serviços para possibilitar o suporte na área de saúde aos trabalhadores envolvidos no empreendimentos e seus dependentes. 
A Construtora Andrade Gutierrez, responsável pela construção, encaminhou, em junho de 2009, um cronograma de contratação de mão-de-obra, e demandou à FEAM, sob acompanhamento da Eletronuclear, que se estruturasse para dar o suporte necessário, tanto no campo da saúde ocupacional como no assistencial. 
A estratégia adotada pela FEAM foi a criação de uma nova Unidade, o Centro Médico do Parque Mambucaba, onde, desde agosto de 2009, são realizados todos os exames ocupacionais dos funcionários da Construtora Andrade Gutierrez envolvidos no empreendimento, além de também serem oferecidos serviços médicos ambulatoriais para os funcionários e seus dependentes. Lá são realizados, mensalmente, 400 atendimentos médicos ocupacionais e 350 consultas médicas assistenciais. 
Ressalta-se que, ao contratar a Andrade Gutierrez, foi estabelecido que os funcionários teriam direito a plano de saúde para si e para os dependentes, o que ocorre. Hoje, eles são cobertos pela Golden Cross, plano ao qual a FEAM é credenciada para atendimento. 
Dessa forma, a mobilização dos trabalhadores não gerou qualquer impacto negativo para os atendimentos do SUS na região, inclusive porque a maior parte dos contratados, já residentes aqui, não possuíam acesso a planos de saúde e agora têm cobertura. Ao contrário, o aumento da cobertura populacional com planos de saúde desonera os serviços do SUS, que deixam de atender a essa clientela. 


Carlos Vasconcellos 
Diretor Superintendente - FEAM 



Nenhum comentário:

Postar um comentário