quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Exercício parcial do plano de emergência das Usinas Nucleares acontece nesta quarta-feira




Nesta quarta-feira, 3, será realizado o Exercício Parcial de Resposta à Emergência Nuclear (Expar/2012). O objetivo é testar a eficácia da cadeia de comunicações do Plano de Emergência Externo (PEE) da central nuclear de Angra. O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR) é o responsável pela supervisão do exercício, já que é o órgão central do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (Sipron).
O plano de emergência prevê a mobilização imediata de uma rede nacional de contatos, envolvendo centenas de profissionais, nos três níveis de governo. Além de telefonia fixa e celular, há conexão via satélite, o que garante a continuidade da comunicação mesmo em casos extremos, como apagões de energia ou quedas de torres de telefonia. O exercício parcial permite, entre outras ações, avaliar a capacidade de comunicação entre as organizações envolvidas e a eficiência da ativação dos centros de emergência.
Os exercícios parcial e geral acontecem em anos alternados, sendo que o último envolve a simulação da evacuação de moradores vizinhos à central nuclear.

Nenhum comentário:

Postar um comentário