segunda-feira, 8 de outubro de 2012
Usinas nucleares brasileiras ocupam segundo lugar em ranking de desempenho da AIEA
O Brasil ocupou a segunda colocação em ranking de desempenho realizado pelo Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). Segundo o levantamento, que mostra o desempenho de todas as usinas nucleares do mundo em 2011, as usinas nucleares brasileiras alcançaram o índice de 95,7% em relação aos fatores de disponibilidade, ficando atrás apenas da Eslovênia, com 98,6%. Esse número mede a produção efetiva de uma usina em relação à capacidade máxima de geração da unidade durante um período determinado de tempo.
Nos últimos três anos, desde a troca dos geradores de vapor de Angra 1, verifica-se uma melhoria contínua e acentuada do desempenho das usinas brasileiras (veja no gráfico abaixo). No ano passado, Angra 1 e Angra 2 bateram recorde de produção.
A Eletrobras Eletronuclear, responsável pela central nuclear brasileira, espera que o resultado em 2012 seja ainda melhor, na medida em que Angra 1 está disponível para operar o ano inteiro. Este ano, o ciclo de operação da unidade será mais longo, fazendo com que não seja necessária a parada para reabastecimento e manutenção programada.
Fonte: Setorial News
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário