sábado, 6 de outubro de 2012

Ibama libera licença definitiva para Paraty - Cunha



O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) concedeu licença definitiva, por dois anos, para o projeto de pavimentação e infraestrutura da estrada que liga Paraty a Cunha, em São Paulo. A obra é considerada uma das mais aguardadas na região da Costa Verde.
De acordo com o prefeito José Carlos Porto Neto (PTB), a obra está para sair desde 1985, porém foi embargada diversas vezes. Ele contou que, em 2007, o governador Sérgio Cabral (PMDB) assumiu o compromisso de possibilitar a conclusão das obras. Em 2010, o Ibama já havia liberado uma licença ambiental que possibilitava a continuação do projeto, porém, segundo o prefeito, pouco tempo depois o instituto embargou novamente a obra solicitando mais estudos a respeito de impactos ambientais, inclusive, no âmbito de questões arqueológicas.
Segundo José Carlos, as obras estão previstas para reiniciarem ainda este mês. Ficou acordado que o custo dos trabalhos seria bancado pela Eletronuclear, em um investimento estimado em R$ 66 milhões. O Governo Federal, através do Ministério do Turismo, e o Governo do Estado do Rio de Janeiro também apoiam a iniciativa. Um dos motivos para a decisão da estatal - responsável pela operação das usinas nucleares Angra 1 e Angra 2 e pela construção de Angra 3 - é que a Paraty-Cunha poderá ser usada como alternativa de evacuação da região em caso de acidente nuclear.


Fonte: Diário do Vale

Nenhum comentário:

Postar um comentário