quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Eletronuclear contrata estudo sobre Rio-Santos

Na última quinta-feira (24), em Angra dos Reis, foi realizada uma reunião que marcou o início dos trabalhos referente ao convênio que analisará as condições de tráfego da rodovia Rio-Santos (BR-101). O termo, assinado no final do ano passado entre a Eletrobras Eletronuclear e a Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina (Feesc), atende a uma condicionante do Ibama para o licenciamento ambiental de Angra 3.
O estudo, orçado em R$ 1,5 milhão, tem prazo de 12 meses de duração e irá abranger 85 Km da rodovia federal situados entre os dois trevos principais, onde a central nuclear está inserida. O primeiro trevo liga os municípios de Angra dos Reis, Lídice e Rio Claro. O segundo faz a integração entre as cidades de Paraty e Cunha.
O encontro serviu para definir questões e colher informações que poderão ser incluídas no estudo. Participaram representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Polícia Rodoviária Federal (PRF), prefeituras de Angra dos Reis e de Paraty, Defesa Civil, e secretarias municipais do meio ambiente.
O objetivo do trabalho é identificar vulnerabilidades e propor medidas para melhorar o fluxo de veículos na rodovia, levando em conta as exigências do plano de emergência da central nuclear de Angra. Os estudos incluirão uma avaliação do fluxo atual de veículos e das condições de segurança da estrada, envolvendo questões como a quantidade de carros em feriados e o tipo de veículos que trafegam pelo local. Serão analisados também os locais de maior propensão à queda de barreiras e que impacto isso pode ter no tráfego e a necessidade de colocação de passarelas e lombadas eletrônicas.
A prefeitura de Angra irá fornecer estudos sobre a quantidade de encostas identificadas na Rio-Santos, e a Eletronuclear irá disponibilizar informações relativas ao Plano de Emergência e à movimentação de funcionários nos principais horários de deslocamento. Da mesma forma, a PRF vai colaborar com dados referentes ao número de acidentes e suas principais causas, além de identificar quais os pontos considerados mais perigosos.
Dentro de 90 dias, será entregue à Eletronuclear a primeira etapa do estudo referente ao levantamento de campo. Serão relatórios trimestrais, que seguirão com proposições a partir do nono mês. Cada etapa da pesquisa , assim como o relatório completo, vai ser aferido pelo Dnit - órgão responsável pelas estradas federais.  

Fonte: Eletronuclear

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