terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Praia do Sono um recanto em Paraty

Considerada o paraíso de surfistas e mochileiros, este recanto de Paraty é cercado por montanhas e pela rica biodiversidade da Mata Atlântica. A Praia do Sono é uma da mais belas paisagens da Costa Verde, praticamente intocada pela civilização. O lugar possui apenas uma pequena vila de pescadores, cujos moradores são conhecidos como “caiçaras”.

A vila não dispõe de muita infraestrutura, oferecendo poucos serviços turísticos como campings e restaurantes. Como o próprio nome sugere, a Praia do Sono é o destino ideal para quem quer descansar e fugir do estresse diário, com praias de areias finas e águas transparentes, geralmente calmas e refrescantes.
A região também foi agraciada por cachoeiras e piscinas de água doce. Uma trilha de 20min. que inicia junto à igreja localizada no meio da praia, leva a várias piscinas naturais, sendo o Poço do Jacaré uma das melhores piscinas para banho. Também vale a pena conhecer a Cachoeira da Conceição. Na praia ainda deságua o Rio do Sono.
A orla sombreada por amendoeiras centenárias e as casas e barcos dos pescadores formam o cenário perfeito, sendo uma das paisagens mais lindas de Paraty. O Sono é um lugar para se passar pelo menos um dia. Quiosques feitos pelos próprios pescadores vendem comida e bebidas para os visitantes.
A Praia do Sono fica dentro da Área de Proteção Ambiental do Cairuçu, unidade de conservação federal com 32.610 hectares. Por isso, é necessário um cuidado especial com a preservação da natureza e também para não infringir as leis ambientais.

Como chegar
De carro: Pela rodovia Rio-Santos, no KM 589 (Trevo do Patrimônio) pega-se a estrada para a Vila Oratório, onde fica a entrada da trilha que leva ao Sono;
De barco: Converse com os pescadores do cais de Paraty ou Paraty Mirim sobre as condições de navegação e o preço.;
De ônibus: Saindo de Paraty, a linha 1040 vai até Vila Oratório, do ponto final da linha sai a entrada da trilha para a Praia do Sono.
Fonte: Paraty Online


Nenhum comentário:

Postar um comentário