segunda-feira, 5 de setembro de 2011

ANGRA TERÁ SISTEMA DE VÍDEO PROTEÇÃO URBANA


A Secretaria Especial de Defesa Civil e Trânsito deu início à primeira etapa de criação no município do CGO Angra – Centro de Gerenciamento Operacional e Sistema de Vídeo - Proteção Urbana. A empresa 7Lan está lançando 66 km fibra óptica e alguns pontos de enlaces de rádio, criando uma infraestrutura de rede hibrida compreendendo a extensão do Centro da cidade até o Parque Mambucaba. Esse sistema permitirá a transmissão das imagens capturadas pelas 46 câmeras que serão instaladas em pontos específicos, buscando atender demandas de controle de trânsito, monitoramento de áreas de risco e segurança pública.
O Sistema de Vídeo - Proteção Urbana, segundo a superintendente de Planejamento de Gerenciamento de Crises, Liliane Salomão, inicialmente oferecerá os serviços de segurança pública e atenderá as demandas do trânsito com a visualização em tempo real de pontos considerados mais críticos, associados ao tráfego urbano e a segurança pública. Além disso, o sistema monitorará áreas de risco, sujeitas a deslizamentos e enchentes. As câmeras também oferecerão reforço ao Plano de Emergência Externo das Usinas Nucleares, já monitorado por equipamentos da Eletronuclear.
As câmeras de vigilância serão instaladas em vias públicas. O monitoramento será de 24h. Uma viatura dotada de câmeras oferecerá suporte ao sistema de monitoramento para tentar cobrir o maior número de locais possível. Ainda está prevista neste projeto a instalação de torres para instalação das Estações Meteorológicas.
O controle de todo o sistema de vídeo proteção será feito pelo Centro de Gerenciamento Operacional que está sendo construído na base da Defesa Civil, no São Bento. São duas salas preparadas com equipamentos tecnológicos de ponta. O centro abrigará o Alerta Angra, Sistema Integrado de Informações Meteorológicas, Monitoramento e Previsão do Tempo, que engloba o Sistema de Vídeo - Proteção.
Para completar o projeto do Alerta Angra, serão instaladas 11 estações meteorológicas que ficarão em pontos estratégicos para monitoramento do clima e dos rios (Mambucaba, Perequê, Japuíba, Serra D' Água e Bracuí) e a instalação de radar que avisa sobre os ventos e chuvas intensas com duas horas de antecedência.
Paralelamente a este macro projeto tem o Sistema de Alarme e Alerta Comunitário integrado ao Alerta Angra, que é utilizado para garantir o aviso prévio de possibilidade de desastre natural (inundações, deslizamentos de terra) às comunidades vulneráveis a esses acidentes. As mensagens são feitas através de MSM no aparelho celular. Hoje são mais de três mil pessoas cadastradas recebendo mensagens da Defesa Civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário