domingo, 4 de setembro de 2011

POSTO DE GÁS DEVE SER INAUGURADO ATÉ 15/09


FOTO: DIÁRIO DO VALE
O primeiro posto de gás natural de Angra dos Reis, localizado na Japuíba, está pronto e autorizado pela ANP (Agência Nacional de Petróleo) para entrar em funcionamento. Agora só falta a Ampla - concessionária de energia elétrica - fornecer o abastecimento necessário para que os três dispensers (similares a uma bomba de gasolina e com seis bicos) funcionem.
Toda a documentação necessária para ligação já foi entregue à empresa. A expectativa é que até o próximo dia 15 o serviço seja inaugurado. A Ampla informou que o fornecimento de energia no posto GNV ainda não foi normalizado devido a pendências técnicas da rede interna do estabelecimento, que só foram sanadas há poucos dias.
Como piloto na região, o posto vai funcionar diurnamente e dependendo da demanda e da questão de segurança, ele poderá funcionar 24 horas.
A cidade de Angra dos Reis possui uma frota com mais de 61 mil veículos, sendo que a estimativa é de que cerca de três mil sejam adaptados ao gás natural. Com a inauguração do posto, moradores que já possuem o kit instalado pretendem economizar na hora de abastecer.

A proposta inicial é atender ao mercado de GNV de Angra com o Gás Natural Comprimido (GNC). Nesta modalidade, o combustível é transportado em caminhões em um sistema chamado ponto-a-ponto.
As obras de instalação do posto de Gás Natural Veicular foram embargadas pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) no ano passado não possuírem o licenciamento ambiental que deveria ter sido emitido pelo instituto. Os serviços ficaram paralisados por três meses, atrasando o andamento do projeto.
Para facilitar a instalação do posto, os vereadores de Angra dos Reis aprovaram um projeto de lei que adequou a cidade para a instalação da unidade. O documento fez alguns ajustes ao código de obra, reduzindo de 250 para 100 metros o raio de construção do posto entre asilos, escolas e hospitais. A partir desse ajuste, a licença ambiental foi emitida com mais rapidez.


Fonte: Diário do Vale

Nenhum comentário:

Postar um comentário