sábado, 16 de fevereiro de 2013

Eletrobras Eletronuclear firma convênio para nova etapa de restauração do Convento de Nossa Senhora do Carmo de Angra dos Reis


Nesta segunda-feira, 18, às 11h, a Eletrobras Eletronuclear e a Província Carmelitana de Santo Elias assinam convênio para a restauração da torre sineira e obras de manutenção no telhado da igreja do Convento de Nossa Senhora do Carmo, além da construção e urbanização de um jardim interno no complexo. O evento será realizado no local, que fica na Praça General Osório, s/no, no Centro.
No total, a empresa investirá R$ 1,47 milhão na restauração, que corresponde a uma 3ª etapa de obras e terá prazo de 22 meses para ficar pronta. O convênio atende a uma condicionante do licenciamento ambiental de Angra 3.
Esse é o segundo convênio que a Eletronuclear firma para restauração do Convento de Nossa Senhora do Carmo. Entre março de 2010 e março de 2011, a empresa investiu R$ 656,32 mil na 2ª fase das obras no local, que incluíram reforço estrutural, implantação de rede de gás e drenagem, execução de projeto de paisagismo, instalação da parte elétrica e hidráulica e restauro de paredes e móveis, entre outras ações. A 1ª fase do restauro não contou com apoio da empresa.
O convento é um marco histórico, cultural e arquitetônico de Angra dos Reis. Em 1593, foi instalada no local a primeira casa missionária pertencente à Ordem Carmelitana. A construção do convento começou anos mais tarde, tendo sido concluída em 1617. O complexo sofreu várias modificações e ampliações ao longo do tempo. Dada sua importância para o município, o convento foi tombado em 1944 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Nenhum comentário:

Postar um comentário