quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Mambucaba recebe a primeira fábrica de beneficiamento de palmito pupunha de Angra

Através da parceria entre a Secretaria de Atividades Econômicas de Angra dos Reis e a Associação dos Produtores Rurais do Vale Mambucaba, com apoio da Emater/RJ e da Eletronuclear, foi inaugurada na última quarta-feira, 06, a primeira fábrica de beneficiamento de palmito pupunha da cidade. O projeto é uma iniciativa dos produtores rurais locais, que coordenarão a fábrica, que terá capacidade para processar mais de 2.200kg de palmito por mês. A iniciativa está em conformidade com a lei 11.947/09, também chamada de Lei da Merenda, que determina que ao menos 30% dos produtos adquiridos para a merenda escolar com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) devem vir da agricultura familiar.
A secretaria de Educação está adquirindo 450kg de palmito pupunha por mês, para colocar no cardápio da merenda escolar da rede municipal.
Na fábrica serão realizados os descascamento, limpeza, embalagem e refrigeração do palmito e irá beneficiar pelo menos 45 famílias de produtores. Segundo o sub-secretário de agricultura de Angra, Rafael Ribeiro, a Prefeitura de Paraty, tembém poderá fazer a inclusão do palmito pupunha no cardápio da rede municipal daquela cidade.
 O representante da Emater/RJ, Ciro Duarte, ressaltou que a criação da fábrica é a concretização de uma luta de anos dos produtores rurais locais e informou que já foi solicitada uma entrega de 300kg para a iniciativa privada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário