terça-feira, 28 de maio de 2013

Começa a construção da Estrada Parque Paraty-Cunha

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão da Secretaria de Obras, iniciou nesta segunda-feira (27/5) a construção da segunda estrada-parque do Estado do Rio, a Paraty-Cunha, na Costa Verde. Durante os próximos 18 meses, o DER irá fazer a drenagem e pavimentar os 9,4 quilômetros do trecho da RJ-165 até o limite com o Estado de São Paulo, onde se conecta com a SP-171.
Máquinas e operários já começaram a fazer a limpeza na altura da estaca zero, marcando o início efetivo da obra, um caminho mais curto para vir ou chegar ao Vale do Paraíba, no Estado de São Paulo. Até a concessão da licença de instalação pelo Ibama (Instituto Brasileiro de Meio-Ambiente e Recursos Naturais Renováveis), a população precisou esperar cinco anos.
Ao fim dos 18 meses, serão gastos mais três para a adequação ambiental da estrada que, a exemplo da Capelinha-Visconde de Mauá, em Resende, no Médio Paraíba, obedece a uma série de exigências de preservação da fauna e flora locais.
O trecho está localizado dentro do Parque Nacional da Bocaina e segue o conceito de estrada-parque com o uso de asfalto menos poluente, a preservação do curso de rios e córregos, e a criação de travessias aéreas e subterrâneas para animais.
Foram catalogadas na região, por um grupo do Laboratório de Zoologia de Vertebrados da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), 31 espécies de mamíferos.
Outro ponto importante da estrada é a de servir de rota de fuga em caso de acidente nuclear em Angra dos Reis. Por isso, metade dos recursos para financiar as obras e os projetos ambientais, orçados em R$ 84 milhões, será proveniente da Eletronuclear. O restante virá do empréstimo solicitado pelo Governo do Estado junto à Comissão Andina de Fomento (CAF).

Fonte: Diário do Vale


Nenhum comentário:

Postar um comentário