sexta-feira, 3 de junho de 2011

Simulação de acidente nuclear em Angra terá novas ações

O Exercício Geral do Plano de Emergência da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA), onde estão as usinas Angra 1 e Angra 2, controladas pela Eletronuclear Eletrobrás, em Angra dos Reis, terá novas ações nesse ano. Além das atividades de costume - como análise do sistema de comunicação e evacuação dos bairros próximos às usinas, o Exercício também irá analisar a logística completa no caso da necessidade de serem entregues pastilhas de iodeto de potássio à população.
Na manhã desta quinta-feira, 02, o comando do Centro de Controle e Coordenação à Emergência Nuclear - CCCEN - realizou uma reunião no Corpo de Bombeiros para tratar dos preparativos para o próximo exercício simulado do Plano de Emergência. O encontro contou com a presença do subsecretário de Defesa Civil, José Carlos Lucas, o comandante Renato Bastos Pontes e representantes da Defesa Civil estadual e do Corpo de Bombeiros de Angra.
O exercício deste ano será realizado em dois dias, 31 de agosto e 01 de setembro, com mais de duas mil pessoas mobilizadas com o objetivo de testar o plano em uma emergência diária e numa emergência geral. A forma com que ocorrerá a distribuição fictícia dos comprimidos de iodeto ainda está sendo estudada pelas autoridades que compõe o Plano de Emergência.
A simulação
O Exercício Geral acontece em todos os anos ímpares, tendo como cenário a simulação de um acidente em Angra 1, permitindo avaliar a eficácia do plano, identificar possíveis pontos vulneráveis e aperfeiçoá-los. Mesmo baseado em uma situação fictícia, o exercício é uma megaoperação que envolve entidades civis e militares e a população da região.
O quadro simulado inclui o risco de liberação de radiação para o meio ambiente, a contaminação de um funcionário da usina e a decretação de situação de emergência. Parte dos residentes em um raio de cinco quilômetros em torno das usinas, incluindo habitantes das ilhas, será removida e abrigada em escolas estaduais, municipais e no Colégio Naval de Angra dos Reis.
Exército, Marinha e Aeronáutica mobilizarão aeronaves, embarcações e veículos terrestres. Integrantes da Polícia Militar e da Polícia Rodoviária organizarão o deslocamento de automóveis e pedestres. Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e unidades hospitalares auxiliarão no atendimento à população. Profissionais da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), unidade do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), ficarão de prontidão para medir a radioatividade na região e monitorar pessoas que possam ter recebido doses de radiação.
O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR) é o responsável pela coordenação do exercício, já que é o órgão central do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (Sipron). A organização detalhada das ações foi realizada pelo Comitê de Planejamento de Resposta a Situações de Emergência Nuclear no Município de Angra dos Reis (Copren/AR). O comitê reúne representantes da Eletronuclear, CNEN, Prefeitura de Angra dos Reis, Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.
No período de 1996 a 2008, foram realizados diversos exercícios de resposta a emergência nuclear na CNAAA. Eles contaram com a participação de peritos e observadores nacionais e internacionais, incluindo integrantes da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). Essa troca de experiências já resultou no aprimoramento da legislação do setor e tem permitido um aperfeiçoamento contínuo dos procedimentos de resposta para uma situação de emergência.

Fonte: Diário do Vale

Nenhum comentário:

Postar um comentário