sexta-feira, 15 de outubro de 2010

ELETRONUCLEAR DEVERÁ PUBLICAR EDITAL DE ELETROMECÂNICA PARA ANGRA 3 ATÉ NOVEMBRO

O edital de montagem eletromecânica da Usina Nuclear Angra 3, que inicialmente seria publicado na segunda quinzena de setembro, deverá ter a sua a publicação no fim de outubro ou início de novembro.

Segundo o superintendente de gerenciamento de empreendimentos da Eletronuclear, Luiz Messias, o atraso se deve ao fato da empresa estar sobrecarregada com um alto volume de trabalho na área de contratação. 
Segundo o superintendente, as empresas ou consórcios poderão apresentar ofertas para os dois pacotes. O edital deverá prever que quem ganhar um não poderá ser contratado para o outro. Ele afirma ainda que a postergação da publicação do edital não vai atrasar o cronograma das obras.
- Após a publicação do edital, teremos capacidade de concluir o processo licitatório em cerca de quatro meses. Depois de concluído, o processo deve passar por aprovação interna. Até maio de 2011 tudo deve estar sacramentado - afirmou o superintendente.
A mobilização do contratado para a montagem deve começar em meados de 2011. A previsão é de que Angra 3 entre operação no fim de 2015. Os serviços de montagem eletromecânica devem empregar quatro mil funcionários em Angra 3. As obras civis, já em andamento, estão sendo tocadas por mais de 1.800 empregados. Estima-se que, somente para atender aos serviços de construção civil, seja necessário um efetivo de 2.500 trabalhadores, podendo chegar a 4 mil nos momentos de pico, entre o segundo e o terceiro ano.
Antes da publicação do edital, porém, a Eletronuclear espera se livrar da carga excessiva de trabalho, especialmente na renegociação de contratos, muitos deles firmados ainda nos anos 1980, processo que Luiz qualificou como "uma briga grande".
Embora tenha dito que todas as negociações foram bem-sucedidas até agora, Messias afirmou que houve casos extremos, em que o processo só foi resolvido depois da ameaça de rescindir o contrato e partir para a importação.
- Às vezes, o preço estava muito acima do importado com imposto - contou ele. Segundo Luiz, até agora foram renegociados contratos de cerca de R$ 300 milhões, o que representa de 65% a 70% dos contratos que devem passar por esse processo.

Fonte: Blog do Vereador Parente/Site do Jornal Diário do Vale

Nenhum comentário:

Postar um comentário