quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Eletronuclear vai desligar Angra 2


A usina nuclear Angra 2 está em processo de redução gradual de potência elétrica e deve ser desligada até o dia 23 de outubro, para reabastecimento de combustível e manutenção periódica. A informação está no site da Eletronuclear na Internet. Segundo a estatal a redução de potência foi iniciada em 01 de outubro. A empresa informa também que a parada está "em conformidade com o programa de alongamento do ciclo do combustível nuclear".

A usina nuclear Angra 1 foi submetida a processo semelhante em julho e, em menos de dois meses, foi desligada quatro vezes. Segundo o superintendente de Angra 1, Jorge Luiz Lima de Rezende, três desses desligamentos não foram considerados programados, pois a decisão foi tomada em curto prazo. Ele afirmou que, após 25 anos de funcionamento, a usina precisava que alguns equipamentos fossem substituídos para evitar falhas futuras.

- A usina, que funciona comercialmente há 25 anos, possui equipamentos, como motores e geradores, que precisam ser substituídos para que falhas futuras sejam evitadas - afirma o superintendente.

Ele informou também que, para evitar que novos desligamentos precisem ser feitos por culpa de equipamentos, já foram encomendados de novos fornecedores equipamentos mais novos.
Os desligamentos
Na primeira vez, entre julho e agosto, o desligamento foi uma parada programada para reabastecimento de combustível e atividades de inspeções e manutenções periódicas. O segundo desligamento, também em agosto, foi para reparos no sistema elétrico - parte convencional da Usina. O terceiro e o quarto desligamentos ocorreram em setembro, sempre para atividades de manutenção não programadas.

Já em de setembro, a usina foi desligada dia primeiro, para reparo no circuito de hidrogênio do sistema de resfriamento do gerador elétrico principal, pois a taxa de despressurização de hidrogênio estava sendo monitorada, porém devido ao seu aumento, tomou-se a decisão de desligar a Usina para fazer a manutenção corretiva.
Incêndio
Entre 10 e 11 de setembro, a usina foi desligada novamente, em função de um princípio de incêndio no Edifício da Turbina. Chegou a ser declarado Evento Não Usual (ENU), de acordo com o Plano de Emergência Local.

O princípio de incêndio foi rapidamente debelado e verificou-se que ocorreu em uma manta de isolamento térmico usada em trabalhos de manutenção e próxima à parede da tubulação de um dos reaquecedores e separadores de umidade do vapor que aciona as turbinas principais da Usina.

Devido à proximidade com o gerador elétrico principal, que é pressurizado com hidrogênio, decidiu-se iniciar a desconexão da Usina, seguindo os procedimentos normais de operação. No momento a Usina Angra 1 funciona normalmente, estando em processo de elevação de potência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário