terça-feira, 2 de abril de 2013

Eletrobrás Eletronuclear emite nota esclarecendo incidente com animais em Angra II



No dia 20 de março, a Eletrobras Eletronuclear recebeu do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) dois autos de infração com multa devido a morte e ferimentos infligidos a tartarugas marinhas capturadas incidentalmente na tomada de água de refrigeração da usina Angra 2.
A Eletronuclear, dentro do cumprimento estrito do princípio de transparência que norteia suas atividades, leva ao conhecimento da sociedade esclarecimentos de forma a demonstrar que estas lamentáveis ocorrências não foram ocasionadas por dolo, nem culpa por negligência, imperícia ou imprudência na operação da central nuclear e na gestão de suas interações com o meio ambiente. Por essas razões, a empresa apresentará recursos contra os autos de infração do Ibama (clique aquipara ler um relato detalhado do caso e das providências que estão sendo tomadas).
Para solucionar o problema, até 15 de abril, a empresa bloqueará o acesso de tartarugas à entrada do canal de água para as usinas com uma tela submersa presa ao fundo do mar. Posteriormente, também instalará grades em frente à tomada de água de Angra 2. Essas duas soluções técnicas garantirão definitivamente a proteção desses animais.
É importante ressaltar que, previamente à ocorrência das capturas incidentais, o Ibama já havia incluído o monitoramento das tartarugas marinhas na área de influência da central nuclear como uma das condicionantes da licença ambiental de Angra 3. Para atendê-la, a empresa contratou o Laboratório de Genética Marinha da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), que já está realizando esse trabalho.
A Eletronuclear está empenhada em solucionar o problema de forma permanente e reitera seu compromisso com a proteção da fauna e da flora na região situada no entorno de suas instalações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário