quinta-feira, 18 de abril de 2013

Prefeitura investiga vazamento no aterro sanitário do Ariró

Foto blog Angranews
A Prefeitura de Angra dos Reis abriu um procedimento de apuração sobre um incidente ocorrido na última sexta-feira, 12, no aterro controlado de lixo do Ariró. Nesta data, por volta das 16h10, um caminhão conduzido por um funcionário da empresa Locanty/Infornova, numa manobra em marcha à ré, invadiu a estação de tratamento de chorume (líquido formado pelo lixo em decomposição) e perfurou o contentor do material (manta de geotub), causando um vazamento.Imediatamente acionados, técnicos da secretaria de Meio Ambiente do município foram ao local e constataram ter havido vazamento de pelo menos 50 mil litros de chorume para o ambiente. Uma equipe do Serviço Público também foi ao Ariró, com caminhões do tipo auto vacuo para a sucção do excesso e a contenção do problema, impedindo mais danos. O material recolhido pelos caminhões foi lançado em um tanque onde o chorume é tratado com aglutinantes químicos. Uma equipe da Locanty/Infornova colaborou com a limpeza da área no entorno da estação e da estrada. A situação estava normalizada cerca de duas horas após o incidente e permanece sob controle, sem mais vazamentos.
A Prefeitura de Angra dos Reis comunicou o incidente ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea/RJ), órgão licenciador do aterro privado operado pela Locanty/Infornova no Ariró. Técnicos da superintendência do Inea/RJ na Baía de Ilha Grande já estiveram no local para uma inspeção.
Agora a Prefeitura de Angra vai apurar severamente as responsabilidades pelo acidente. Na inspeção ao local, a secretaria de Meio Ambiente constatou falhas técnicas na construção e operação da estação de tratamento de chorume. No local não há mureta de proteção ou guard rail na área de manobra de caminhões, a fim de conter veículos mal conduzidos. Também não há um dique contentor ao redor do tanque de chorume, cuja manta de geotube assemelha-se a um colchão d’água e é facilmente perfurável. A Prefeitura de Angra também comunicou o fato ao Ministério Público e tomará todas as providências junto aos órgãos competentes a fim de verificar as responsabilidades sobre o incidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário