domingo, 12 de setembro de 2010

ANGRA DOS REIS TERÁ TESTE DE SEGURANÇA DOS SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO DO PLANO DE EMERGÊNCIA EXTERNO DA CENTRAL NUCLEAR



Simulação de emergência nuclear testará a segurança dos sistemas de comunicação


 No próximo dia 23 de setembro, em Angra dos Reis, será realizado o Exercício Parcial de Resposta à Emergência Nuclear (EXPAR/2010) para testar a eficácia da cadeia de comunicações do Plano de Emergência Externo da Central Nuclear (PEE/RJ).

Visando manter o PEE/RJ sempre em condições de acionamento, nos anos pares, são realizados os Exercícios de Emergência Parcial, e, nos anos ímpares, os Exercícios de Emergência Geral, quando são postas em prática todas as ações revistas no Plano, inclusive a simulação de evacuação da população circunvizinha à Central Nuclear.

Em casos de eventos de emergência nas usinas nucleares brasileiras, o Plano de Emergência de Angra 1 e Angra 2 prevê a mobilização imediata de uma rede nacional de contatos, envolvendo centenas de profissionais, nos três níveis de governo. Além de telefonia fixa e celular, há conexão via satélite, o que garante a continuidade da comunicação mesmo em casos extremos, como apagões de energia ou quedas de torres de telefonia. O Exercício Parcial permite, entre outras ações, avaliar a capacidade de comunicação entre as organizações envolvidas e a eficiência da ativação dos Centros de Emergência.

O cenário da simulação será composto de várias anormalidades, criadas de maneira que caracterizem estágios de emergência, culminando com um acidente de perda total de alimentação elétrica interna e externa. Mesmo baseado em uma situação fictícia, é uma operação complexa que envolve diversas entidades civis e militares. Por isso, a fim de evitar que haja o risco das comunicações serem confundidas com uma emergência real, todas as mensagens entre os órgãos envolvidos deverão ser iniciadas e encerradas com o uso da expressão “ISTO É UM EXERCÍCIO”.

O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR) é o responsável pela supervisão do exercício, já que é o órgão central do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (Sipron). O planejamento das ações do dia 23 de setembro foi feito pelo Comitê de Planejamento de Resposta a Situações de Emergência Nuclear no Município de Angra dos Reis (Copren/AR), constituído por um grupo interinstitucional, que reúne representantes da Eletrobras Eletronuclear; da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen); da Secretaria Nacional de Defesa Civil; da Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro e de Angra dos Reis; do Corpo de Bombeiros; da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). 

Fonte: Site da Eletronuclear

Nenhum comentário:

Postar um comentário