quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Cultura Itinerante estreia no sábado

Projeto vai valorizar cultura nos bairros de Angra

Com incentivos da prefeitura e da Fundação Cultural de Angra (Cultuar) em parceria com o governo do estado, através de recursos do Padec, a arte produzida na região de Angra está conquistando mais espaços. Agora em setembro, uma nova empreitada foi iniciada com a estreia do projeto Cultura Itinerante, que vai caminhar abrindo espaços para artistas mostrarem suas produções nos bairros mais distantes do Centro, uma reivindicação antiga da comunidade de Angra.

A estreia do projeto é sábado e domingo, dias 25 e 26, das 15h30 às 22h30, no Parque Mambucaba. Todos os moradores e turistas estão convidados a se divertir e conhecer a arte local produzida na comunidade. O projeto vai acontecer na área de exposições, na Avenida Francisco Magalhães de Castro, centro de Mambucaba.

O Cultura itinerante começa pelo Parque Mambucaba e vai, inicialmente, ser levado para as comunidades de Monsuaba (23 e 24 de outubro), Areal (27 e 28 de novembro), Frade (4 e 5 de dezembro) e Japuíba (8 e 9 de janeiro), sempre aos sábados e domingos, criando oportunidades para que um número maior de pessoas possa participar. Shows musicais, espetáculos teatrais, exposições de artes plásticas e dança vão movimentar os bairros.

No sábado, o Cultura Itinerante começa às 15h30 com exposição de artes plásticas e artesanato dos artistas locais. Às 16h entra em cena o artista Carlos Mambucaba, fazendo

recreação infantil, com diversas brincadeiras para a garotada. Às 17h o palco fica aberto para apresentações diversas de todos os artistas que quiserem subir ao palco para mostrar seus talentos. O grupo Dançarte, da coreógrafa Fernanda Calil, se apresenta às 19h30 e a Cia Parceiros de Teatro, às 21h, com o espetáculo “Tá calor, tome uma !”. A noite de sábado será fechada com um grande forró comandado pela Banda Sereno.

No domingo, o projeto retorna às 12h, com música mecânica e exposições de artesanato e artes plásticas. Às 14h tem teatro com a Cia.Kadoshi E o palhaço Cebola: e às 15h tem mais um ótimo espetáculo com a Cia. da Lua apresentando “Viagem à Baía dos Reis”.

Para o presidente da Cultuar, Roberto Peixoto, é de fundamental importância abrir, criar espaços e apoiar os já existentes, para divulgação e crescimento da cultura desenvolvida na cidade.

_ Já temos em andamento, no Centro, na Praça do Porto, às sextas e sábados, o projeto Noites Angrenses, e aos domingos, o Manhã de Domingo na Casa, na Rua do Comércio. Apoiamos dando suporte e recursos financeiros para todos os grandes projetos culturais da cidade; e agora estamos estreando mais um dos projetos, que os artistas estavam esperando ansiosamente, que é o Cultura Itinerante, que vai percorrer os bairros mostrando toda a arte produzida na cidade, inclusive às expressões culturais das comunidades aonde ele chegará. Acredito que é mais um passo importante que a Cultuar está dando e que precisa ter continuidade- explica Roberto. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário