sábado, 30 de julho de 2011

OBRAS EMERGÊNCIAS CONTRA ALAGAMENTO NO PARQUE MAMBUCABA COMEÇARÃO NO PRÓXIMO MÊS

Após constantes alagamentos e reclamações de moradores dos bairros Parque Mambucaba (Perequê) e Mambucaba, em Angra dos Reis, a prefeitura dará inicio no próximo mês às obras emergenciais que tentarão amenizar o problema das comunidades. A princípio, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente fará a retirada de materiais fragmentados dos rios Perequê e Mambucaba.
- Iremos fazer uma ação paliativa com a retirada do lixo nos rios, a limpeza de bueiros nas comunidades e a retirada dos bolsões de areia ao longo dos rios, dentre outras atividades. Isso ocorrerá antes da conclusão do estudo sobre as bacias hidrográficas daquela região e iniciarmos a dragagem dos rios, dentre outras medidas que faremos para acabar de vez com os alagamentos nesses bairros - explicou o secretário de Meio Ambiente, Marco Aurélio Vargas.
Entre as propostas discutidas em audiência pública realizada no bairro, como soluções para os transtornos estão a abertura de uma nova barra na foz do rio Mambucaba; a construção de reservatórios para águas pluviais; programas de proteção e recomposição das margens dos rios; a construção de casas populares para remoção de famílias e até o erguimento de diques em alguns pontos do rio. Apesar das ideias, até o momento, somente a decisão de realizar obras emergenciais foram tomadas.

Marco Aurélio explica que, antes mesmo de realizar a dragagem dos rios, é necessário concluir todo o saneamento básico da localidade.
- Enquanto não fizermos o saneamento do Parque Mambucaba e de Mambucaba, em nada adianta a dragagem. Por isso, já estamos realizando um estudo sobre as bacias hidrográficas de Angra para melhorar cada vez mais as obras de saneamento. Na nossa cidade temos muitos bairros que ficam abaixo do nível da rua, principalmente ao longo da Rodovia Rio-Santos, como acontece no Parque Mambucaba e acaba causando constantes alagamentos. Então, é necessário um maior planejamento nas obras para apresentar uma solução definitiva - ressaltou o secretário.
Termo de Compromisso
Após a sessão especial da Câmara, representantes da prefeitura, do Ibama e do Inea se reuniram para assinar um Termo de Compromisso referente ao Parque Mambucaba, com o objetivo de minimizar o problema dos alagamentos da região através de algumas medidas emergenciais.
- Trata-se de algumas ações preliminares para evitarmos que pequenas chuvas provoquem inundações no local, tanto que com esse termo estamos acelerando alguns processos - disse Marco Aurélio.

Fonte: Diário do Vale

Nenhum comentário:

Postar um comentário