quinta-feira, 7 de julho de 2011

Senado assina ajuste de conduta com Eletronuclear

O Senado assinou nesta terça-feira, 5, um termo de ajuste de conduta com a Eletrobrás Eletronuclear, com o objetivo de garantir a segurança nas usinas nucleares de Angra dos Reis. O acordo ocorreu no âmbito da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), em busca o aprimoramento da segurança nas usinas.
No mês de abril, uma comissão provisória externa da CMA visitou as instalações das usinas de Angra 1 e 2, e as obras de Angra 3. O acidente nuclear que ocorreu no Japão naquela época motivou a preocupação dos senadores, e por conta disso um relatório da visita foi apresentado na reunião da comissão e, com base nele, foi acertado o termo de ajustes.
O documento prevê uma série de ações e providências por parte da Eletronuclear, com ênfase na segurança dos funcionários da usina, dos moradores da região e do próprio sistema nuclear. Entre as medidas, a empresa deve adotar um sistema para prevenir alagamento nos geradores a diesel de emergência e construir uma pequena usina hidrelétrica para fornecimento de energia em situações críticas.
A Eletronuclear também deve construir um píer para facilitar a evacuação por via marítima, em caso de acidente nuclear. A empresa ainda deve cooperar com a Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen, para a implantação de depósito de rejeitos radioativos - questão citada por unanimidade entre os senadores.
O termo de ajuste também prevê que a CMA entre em contato com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) para pedir a duplicação da Rodovia Rio-Santos (BR-101), no trecho que passa por Angra dos Reis e serve de rota de evacuação, em caso de necessidade. Para a prefeitura da cidade, a CMA deve propor a ampliação do aeroporto e a construção de um hospital.
O presidente da Eletronuclear, Othon Luiz Pinheiro, elogiou a iniciativa do Senado e agradeceu a atuação da CMA. Segundo Pinheiro, o documento é uma forma de proteger os trabalhadores das usinas.
- Como cidadão, sinto-me orgulhoso pela existência do Senado, pela rapidez e eficiência com que atuou no sentido de cuidar da população brasileira - disse o presidente.


Fonte: Jornal Diário do Vale

Nenhum comentário:

Postar um comentário