sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Exercício do plano de emergência começa dia 31


Na última quarta-feira, 17, representantes dos principais órgãos envolvidos no Plano de Emergência Externo da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA) – onde estão localizadas as usinas nucleares Angra 1 e Angra 2, controladas pela Eletronuclear em Angra dos Reis (RJ) se reuniram para uma coletiva na sede do 10º GBM – Corpo de Bombeiros, Balneário, Angra dos Reis. Na pauta: como  será o simulado e as novidades do Exercício Geral do Plano de Emergência, que será realizado nos dias 31 de agosto e 1º de setembro. Estiveram presentes o secretário Especial da Defesa Civil e Trânsito, José Carlos Lucas Costa e os representantes da Secretaria Estadual de Defesa Civil, Cel. Renato Pontes e o Cel. Oto Luz. Pela Eletronuclear e Cnen, Paulo Werneck e Alexandre Gromann, respectivamente.

            O exercício tem como cenário a simulação de um acidente em Angra 2, permitirá avaliar a eficácia do plano, identificar possíveis pontos vulneráveis e aperfeiçoar os procedimentos. Mesmo baseado em uma situação fictícia, o exercício é uma mega operação que envolve entidades civis e militares e a população da região.

            O quadro simulado inclui o risco de liberação de radiação para o meio ambiente e a decretação de situação de emergência. Parte dos residentes em um raio de cinco quilômetros em torno das usinas, incluindo habitantes das ilhas, será removida e abrigada em escolas estaduais, municipais e no Colégio Naval de Angra dos Reis. Eles foram convidados e participarão voluntariamente do exercício.

Exército, Marinha e Aeronáutica mobilizarão aeronaves, embarcações e veículos terrestres. Integrantes da Polícia Militar e da Polícia Rodoviária organizarão o deslocamento de automóveis e pedestres. Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e unidades hospitalares auxiliarão no atendimento à população. Profissionais da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) – unidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) – ficarão de prontidão para medir a radioatividade na região e monitorar pessoas que possam ter recebido doses de radiação.

            O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República é o responsável pela coordenação do exercício, já que é o órgão central do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (Sipron). A organização detalhada das ações dos dias 31 de agosto e 1º de setembro foi realizada pelo Comitê de Planejamento de Resposta a Situações de Emergência Nuclear no Município de Angra dos Reis (Copren/AR). O comitê reúne representantes do GSI, Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Eletronuclear, Cnen, Defesa Civil (nacional, estadual e municipais de Angra dos Reis e Paraty), Corpo de Bombeiros e Instituto Estadual do Ambiente (Inea), do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário