terça-feira, 23 de agosto de 2011

Seminário termina com ‘Carta de Mambucaba’

As reuniões do Seminário do Patrimônio Cultural realizado no último final de semana em Angra dos Reis já apontam melhorias para o setor. Moradores da Vila Histórica de Mambucaba e bairros próximos, junto com estudantes e alunos de universidades, técnicos e autoridades, se uniram no último fim de semana, e realizaram discussões sobre o Patrimônio Cultural, realizado pela prefeitura, através da Fundação Cultural (Cultuar).
Para concretizar tudo o que foi discutido no seminário, os participantes discutiram e elaboraram, em conjunto, a Carta de Mambucaba, que propõe a criação da Comissão de Gestão Local da Vila Histórica de Mambucaba, composta por integrantes da comunidade, prefeitura, Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e Inea (Instituto Estadual do Ambiente), que se reunirá quinzenalmente. O objetivo da comissão é criar um canal de participação efetiva nas decisões técnicas e políticas quanto ao destino da vila.

- Nossa vila, que para nós será sempre a cidade de Mambucaba, aquela que nossos antepassados não deixaram morrer em nossas mentes, precisa de cuidados urgentes. Ela já está indo para o hospital. Não podemos deixá-la morrer. Por isso, esse nosso encontro nos deixa esperançosos. Fico feliz em saber que não somos apenas nós, moradores, que amamos a vila. Que todos estão preocupados com ela. Então, acredito que trabalhar juntos é a melhor solução - disse o morador da Vila Histórica, Sebastião Codongo.
A comissão mista irá trabalhar para cuidar e manter vivo o belo conjunto cultural e natural, material e imaterial, como igreja e casarões coloniais, o jongo, artesanato e histórias; e o natural, como a praia, rio e mata, que ainda se encontra na localidade, necessitando de cuidados urgentes. A comissão será oficializada pela Cultuar. Durante as discussões, ricas em depoimentos e apresentações de projetos, a igreja Nossa Senhora do Rosário foi por unanimidade apontada como prioridade para a qual deverão ser canalizados os diferentes interesses, esforços e recursos, por ser considerada por todos como o emblema, o cartão-postal da localidade, além de ser um importante referencial religioso.
Outros projetos apresentados durante o seminário também serão temas de discussão para aprovação da comissão e moradores, como o da revitalização da praça principal, orla e o das ruínas do casarão.
A Cultuar vai providenciar a oficialização da comissão, que ainda está aberta a novos integrantes. A primeira reunião já está marcada para o dia 1º de setembro, a partir das 17h, na tenda ao lado da igreja da igreja católica da comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário