terça-feira, 24 de agosto de 2010
Angra 1 volta a gerar energia para o Sistema Interligado Nacional
Após uma parada programada para reabastecimento de combustível e atividades de inspeções e manutenções periódicas, a Usina Nuclear Angra 1 (640 MW) foi sincronizada ao Sistema Interligado Nacional (SIN) no último domingo, 22, às 11h45. A usina, que estava desligada desde o dia 17 de julho, já funciona normalmente e está em processo de elevação de potência, de acordo com o programa estabelecido com o Operador Nacional do Sistema - ONS. Na manhã de hoje, Angra 1 gerava 245 MW.
A parada programada de Angra 1 permitiu que cerca de 1/3 do combustível nuclear fosse reabastecido. Também foram realizadas outras 3.652 tarefas durante os 36 dias em que a Usina esteve desligada. Entre elas, destacam-se: inspeção visual e volumétrica da tampa do Vaso do Reator; aplicação de sobrecamada de solda (Weld Overlay) nos bocais do tanque pressurizador do Sistema de Refrigeração do Reator; inspeção do fundo do Vaso do Reator (soldas e penetrações); inspeção nos tubos dos Geradores de Vapor e nos tubos guias do Sistema de Instrumentação Nuclear Interna do Reator; e troca do rotor da excitatriz e do regulador de tensão do Gerador Elétrico Principal.
Para a realização das atividades, foram contratadas firmas nacionais e estrangeiras que disponibilizaram mais de 1.000 profissionais (sendo 117 estrangeiros) para dar suporte aos técnicos da Eletronuclear.
Fonte: Diário do Vale
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário