segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Angra terá cooperativa de reciclagem

Catadores terão melhores condições de trabalho e mais facilidade para escoar a produção

Angra dos Reis

Com o objetivo de encontrar uma solução para o destino do lixo em Angra dos Reis, cerca de 70 catadores da cidade vão montar a primeira cooperativa de materiais recicláveis do município. A intenção do grupo é dar início na próxima semana ao trabalho inédito de mobilização para coleta de resíduos reaproveitáveis - material descartado todos os dias nas casas e empresas, que acaba virando lixo.

Com a criação da cooperativa, os catadores poderão organizar projetos que melhorem a coleta nos bairros. A meta é dar segurança a estes trabalhadores e formar polos ambientais para o depósito provisório de recicláveis antes da comercialização em empresas especializadas. A cooperativa estará filiada à Federação das Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis do Rio de Janeiro e terá como presidente, o catador José Ronaldo, com Cláudio Roberto como vice.

- Com a cooperativa vamos poder organizar a categoria e acabar com toda a informalidade da nossa profissão. Sem contar no objetivo principal de dar um novo destino à quantidade de materiais reaproveitáveis que são descartados no nosso município - disse o futuro presidente da cooperativa, José Ronaldo.

De acordo com os dados da secretaria municipal de Meio Ambiente, são quase 170 toneladas levadas diariamente para o aterro controlado no Ariró, cuja capacidade está próxima do limite. A situação poderia ser diferente se já houvesse a coleta seletiva, que não está sendo realizada desde 2001. O gerente de Conservação e Projetos Ambientais da secretaria, Fábio Jordão, estima que pelo menos 30% do material recolhido poderia ser reaproveitado.

- São latas de alumínio, papelão e outros produtos que juntos dariam algo em torno de 51 toneladas a menos de resíduos depositados no aterro e mais tempo de vida útil ao local, já que material reciclável representa 60% do volume do lixo - explicou o gerente.A Cooperativa de catadores receberá também o apoio do Conselho Municipal de Saúde, de associações e entidades civis, além de diversas empresas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário