domingo, 8 de agosto de 2010

Flip reuniu entre 15 e 20 mil pessoas em Paraty


A oitava edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) contou com um público menor que no ano passado. Nada, contudo, que espantasse os organizadores: em função da Copa do Mundo, o evento, que tradicionalmente acontece em julho, teve que ser marcado para agosto, e a diminuição no público já era esperada. Na verdade, mais que esperada, a redução foi quase que comemorada.
- Ano passado a gente calculou que pouco mais de vinte mil pessoas participaram, agora tivemos entre 15 e 20 mil. Ano de Copa, passamos a festa para agosto, e sempre diminui. Mas isso não é ruim, pelo contrário, é muita gente para a estrutura de Paraty - comentou Mauro Munhoz, diretor-presidente da Casa Azul, associação que organiza a Flip.
De acordo com ele, no próximo ano a festa pode ser antecipada e acontecer em junho justamente para que não haja crescimento quantitativo de público. "A Flip normalmente é em julho, mas talvez mude para o fim de junho no próximo ano, se avaliarmos que julho vai encher muito", explicou.
Durante entrevista coletiva à imprensa no início da tarde de hoje (8), os organizadores detalharam os números do evento: esta edição teve orçamento de R$ 6,3 milhões e recebeu 147 autores em todos os eventos, sendo 21 estrangeiros.
- O resultado superou todas as expectativas e tudo deu certo. Foi incrível, em um patamar de densidade muito grande e um público muito interessado. Sem contar a diversidade dos temas - avaliou o diretor de programação da Flip, Flávio Moura, que também comentou sobre a principal atração do evento, o quadrinista Robert Crumb. "Crumb sempre foi a maior figurar que poderíamos trazer dentro deste segmento [quadrinhos], ele é uma lenda vida. É sensacional que Crumb tenha vindo aqui e ido ao palco. Foi um feito muito grande", disse, entusiasmado.
A participação de Fernando Henrique Cardoso na abertura do evento, justamente em um ano eleitoral, foi alvo de críticas por parte de alguns grupos e chegou até mesmo a resultar em um pequeno protesto no primeiro dia da Flip. Contudo, o diretor minimizou as críticas.
- A gente sabia que teria polêmica por conta disso, mas acho que a resposta foi a própria conferência que Fernando Henrique participou: não teve nenhum desvio para essa questão política, foi um debate altamente intelectual - concluiu.

Foto: Felipe de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário