sábado, 21 de agosto de 2010

Comunidade do Sertão de Mambucaba pede melhorias na saúde

Comunidade do Sertão de Mambucaba pede melhorias na saúde

A Vereadora Lia participou no último sábado (14/08) de uma reunião no Sertão de Mambucaba para discutir a questão da saúde no bairro.
Este encontro foi fruto de um pedido que a comunidade fez à Lia no dia 30 de Junho e contou com a presença de representantes da Fundação de Saúde de Angra dos Reis.
Durante a reunião, que contou com a participação da enfermeira Ligia (que está à frente do ESF Pereque IV), a Vereadora Lia apresentou uma carta na qual o Superitendente de Saúde Básica da Fusar, Nelcimar Oliveira respondeu à alguns questionamentos dos moradores do Sertão de Mambucaba.

Confira abaixo a íntegra do documento:

Cara Vereadora Lia,
Enviamos as respostas às solicitações que nos foram enviadas ao email da Atenção Básica, que foram levantadas pela população do sertão do Parque Mambucaba, sendo relacionadas também à unidade da Estratégia de Saúde da Família (ESF) Perequê IV.

1- Os moradores pedem a volta do atendimento médico na escola que era realizado anteriormente.

O atendimento médico na escola do sertão havia sido interrompido por uma dificuldade de transportar a equipe até o local, visto que passamos um período com apenas um carro para que a equipe servisse a todo o município. Ao final do mês de junho, a Atenção Básica recebeu outros veículos, possibilitando a retomada deste atendimento na escola.
Durante o mês de julho, foi combinado com a equipe da ESF que o atendimento multidisciplinar seria realizado às terças-feiras, no período da tarde, a cada 15 dias, iniciando no mês de agosto após o retorno das aulas. O primeiro dia de atendimento será para os pacientes diabéticos e hipertensos, e está marcado para 24 de agosto de 2010.

2- Pedem o retorno do tratamento odontológico que era realizado na escola.

As equipes de saúde bucal do Parque Mambucaba vêm desenvolvendo projetos permanentes de atenção à saúde bucal nas escolas e outros centros educacionais da região, semelhantes ao que lhe foi entregue em mãos em seu gabinete. Já foram contempladas a Fundação Espírita, a Casa do Caminho, e as escolas Frei Bernardo, Nova Perequê, Monteiro Lobato, e a Escola Municipal Diniz Marques de Souza (Sertão).
Os projetos contemplam ações educativas, entregas de kits de higiene oral, exames epidemiológicos e intervenções de baixa complexidade (pequenas restaurações), que são realizadas no local, em etapas diversas. Os tratamentos mais complexos, que requerem um consultório odontológico, são realizados no Centro de Especialidades Odontológicas que fica na UBS/SPA Perequê (Postão), pelo Cirurgião-dentista da ESF Perequê IV – Dr. Rafael Cordeiro.
As ações na escola do Sertão aconteceram de forma constante no primeiro semestre do ano, e continuarão ao longo de todo período letivo. O atendimento no Centro Odontológico foi suspenso em maio devido a problemas técnicos, tendo sido mantido apenas o atendimento às emergências. Os consertos foram providenciados e o atendimento deverá retornar à normalidade na segunda quinzena de agosto.

3- Solicitam rever a situação do agente comunitário que tem que descer todos os dias para o Posto no Perequê.
O trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) dentro da ESF exige sua ida diária à unidade, seja para buscar exames e marcações a serem levados aos pacientes, seja para trazer ao posto as demandas destes, seja para discutir os casos ou realizar atividades diversas na unidade.
O sertão do Perequê possui cerca de 60 famílias a serem visitadas mensalmente, mas também possui adversidades geográficas que dificultam a realização desse trabalho. Entendendo isso, a gestora da unidade, Enfermeira Lígia, não exige que o ACS José vá todos os dias ao posto, como foi colocado pela população. No entanto, faz questão da sua presença nos dias em que o mesmo fica responsável pela recepção.
Não há como realizar o trabalho de ACS sem comparecer à unidade, pois o agente é a ligação entre os pacientes e o posto, e representa a base do trabalho da equipe de saúde da família. Mesmo assim, são feitas concessões no caso do agente do sertão, do qual não é exigida a presença diária no posto, como foi relatado.

4- A maior reivindicação é ter de fato um posto de saúde lá na comunidade.

A comunidade do sertão já é coberta pela unidade do Perequê IV, com atendimento de medicina, enfermagem, odontologia, fisioterapia e fonoaudiologia. Atendimentos especializados são centralizados em unidades maiores. Os atendimentos quinzenais que acontecerão na escola facilitarão o acesso da comunidade aos serviços de saúde. Quando a ida à unidade é necessária, a equipe presta o acolhimento devido aos usuários residentes em área de difícil acesso, para que tenham suas necessidades prontamente atendidas.
Sem mais, nos colocamos à disposição para novos esclarecimentos e futuras parcerias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário