sábado, 7 de agosto de 2010

Angra 2 completa 10 anos de operação, destacando-se entre as melhores usinas do mundo

No mês de julho, a Usina Nuclear Angra 2 completou 10 anos, tendo produzido até hoje aproximadamente 94 milhões de MWh - energia suficiente para abastecer as cidades do Rio de Janeiro e Brasília juntas por cinco anos ou São Paulo por quatro anos.
No dia 14/07/2000, acontecia a primeira criticalidade de Angra 2, ou seja, a primeira reação em cadeia do seu reator. Uma semana depois, no dia 21/07/2000, a segunda usina nuclear nacional era sincronizada à rede elétrica, passando a contribuir, junto com Angra 1, para o Sistema Interligado Nacional - embora a operação comercial acontecesse alguns meses mais tarde, em fevereiro de 2001.
Desde então, a Usina vem apresentando indicadores de eficiência que superam o de muitas usinas similares – com um reator do tipo PWR (água pressurizada), o mais utilizado no mundo. No ano passado, Angra 2 apresentou uma performance de destaque, ocupando o 33º lugar em produção entre as 436 usinas em operação no mundo, segundo a publicação americana Nucleonics Week, especializada em energia nuclear. Além disso, em relação aos indicadores de desempenho da Wano (World Association of Nuclear Operators), Angra 2, numa comparação com as 50 melhores usinas americanas, ocupou a 21ª posição.
"O desempenho de Angra 2 nesses 10 anos tem sido excelente frente às melhores usinas do mundo. Os resultados podem ser atribuídos, principalmente, ao comprometimento e trabalho em equipe dos funcionários; ao planejamento e execução dos trabalhos com alto grau de profissionalismo; aos investimentos feitos em equipamentos e à experiência operacional adquirida. Angra 2 representa uma garantia, com total segurança, de disponibilidade e confiabilidade no fornecimento de energia elétrica ao Sistema Interligado Nacional", comemora Antonio Carlos Mazzaro, superintendente de Angra 2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário