segunda-feira, 4 de março de 2013

Dilma Rousseff inaugura fábrica para construção de submarinos no Rio


A presidente Dilma Rousseff inaugurou, na última sexta-feira, 01, a Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (Ufem), em Itaguaí, na Baixada Fluminense. O espaço é parte da infraestrutura industrial de construção e manutenção de submarinos convencionais e a propulsão nuclear. O projeto faz parte do Programa de Desenvolvimento de Submarinos  brasileiro (Prosub) .
O Prosub é uma cooperação entre Brasil e França e prevê a fabricação de quatro submarinos convencionais, a propulsão diesel-elétrica, e um a propulsão nuclear, com tecnologia nacional. O programa vai gerar cerca de nove mil empregos diretos e 32 mil indiretos.
A previsão é que o primeiro submarino seja entregue em 2015 e mais um a cada 18 meses. O primeiro submarino a propulsão nuclear estará pronto em 2023 e passará por cerca de dois anos em testes no mar antes de entrar em operação. O investimento que inclui a construção da Ufem, do estaleiro e da base naval que abrigará os submarinos, será de R$ 7,8 bilhões até 2017.
Durante a cerimônia a  presidente Dilma destacou que o programa não constrói apenas submarinos, mas também produz conhecimento e tecnologia que podem ser reproduzidos por diversos outros setores.
A inauguração contou também com a presença do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral,  o vice-governador  Luiz Fernando Pezão e do ministro da Defesa, Celso Amorim.

Fonte: Setorial News

Nenhum comentário:

Postar um comentário