quarta-feira, 6 de março de 2013

Programa Táxis Elétricos põe o Rio na era da emissão zero de gases poluentes


A cidade do Rio de Janeiro entra na era da mobilidade com emissão zero de gases poluentes com o início do programa Táxis Elétricos, parceria entre a Prefeitura do Rio, Nissan e Petrobras Distribuidora. Na primeira fase, duas unidades do Nissan LEAF, veículo 100% elétrico que não emite poluente e nem faz barulho, rodarão na capital fluminense. Até o fim do ano, outros 13 veículos serão adicionados à frota.
Os dois primeiros taxis elétricos começarão a circular pela cidade já neste mês de março, segundo informou a prefeitura, nesta terça-feira (5), a partir do aeroporto Santos Dumont, no Centro da cidade, e poderão ser recarregados em dois postos Petrobras, na Lagoa Rodrigo de Freitas - Zona Sul - e e na Barra da Tijuca, na Zona Oeste. 
A Nissan foi a única empresa a apresentar proposta na chamada pública realizada pela Prefeitura do Rio durante o mês de janeiro para selecionar veículos elétricos que pudessem atuar no serviço de táxis na cidade.
O táxi elétrico, projetado para atender às necessidades da mobilidade urbana moderna, oferece espaço, conforto e potência como os veículos à combustão. Lançado comercialmente nos Estados Unidos, na Europa e no Japão em dezembro de 2010, o modelo já tem mais de 50 mil unidades vendidas em todo o mundo e autonomia de 160 quilômetros.
O módulo de 24 baterias de íon-lítio pode ser recarregado em dispositivos caseiros em até oito horas, ou em apenas 20 minutos com os Quick Chargers (carregadores rápidos), que serão instalados em postos da Petrobras.
Fonte: Setorial News

Nenhum comentário:

Postar um comentário