quinta-feira, 21 de março de 2013

Jovens premiados pela Unesco conhecem usinas de Angra


Nos dias 12 e 13 de março, os estudantes Ingryd Rodrigues dos Passos e Guilherme Talerman Pereira, premiados em concurso promovido pela Unesco para comemorar o Dia Mundial da Ciência pela Paz e Desenvolvimento, visitaram as instalações da Eletrobras Eletronuclear, no Rio de Janeiro e em Angra dos Reis. Os trabalhos desses jovens – que ficaram em primeiro e segundo lugares, respectivamente – destacaram a energia nuclear como a melhor fonte para um modelo de desenvolvimento sustentável. No ano passado, estudantes de todo o país inscreveram desenhos e redações que responderam à pergunta “qual é a melhor fonte de energia para o nosso futuro?”.
Ingryd, de 18 anos – que, na época do prêmio, era aluna do 3º ano do ensino médio do Externato Santa Terezinha, de Araraquara (SP) – conquistou o primeiro lugar com o trabalho “Energia Nuclear: matriz energética brasileira no futuro?”. Já Guilherme, 15 anos – na época, do 1º ano do Colégio Guilherme Dumont Villares, de São Paulo – escreveu “Preconceito radioativo”.
O presidente da Eletronuclear, Othon Luiz Pinheiro da Silva , fez questão de homenagear os estudantes na sede na empresa, no Rio. “Fiquei surpreso quando soube que o trabalho desses jovens era sobre energia nuclear. Até porque é um tema ainda estigmatizado no imaginário da sociedade. Por isso, é uma satisfação enorme receber esses estudantes. A esperança desse país está na juventude”, destacou, parabenizando também os professores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário