sexta-feira, 22 de março de 2013

Paraty e Angra encaminham Consórcio Intermunicipal


Paraty e Angra dos Reis vão assinar nos próximos dias uma carta de intenções para oficializar junto ao Governo do Estado, a criação do Consórcio Intermunicipal que terá a missão de solucionar a destinação do lixo dos dois municípios. Em reunião realizada na última quinta-feira (14) no Rio de Janeiro, que contou com a presença do Secretário Adjunto de Meio Ambiente Gibrail Rameck Jr, ficou definido que as Secretarias Estadual de Planejamento e Meio Ambiente vão prestar assessoria e participar do financiamento, planejamento e dos processos de licenciamento do consórcio.
O projeto prevê que o consórcio alcance o “passivo zero”, ou seja, o aproveitamento completo dos resíduos sem dano ambiental, em um prazo de dois anos. Durante este período o Governo do Estado avalia a possibilidade de manter emergencialmente o depósito de lixo em Angra dos Reis.
A partir do próximo mês, já fazendo parte da parceria, uma bióloga do Instituto Estadual do Ambiente irá trabalhar na organização das políticas de coleta seletiva em nossa cidade.
O INEA também se comprometeu em disponibilizar R$ 400 mil para a conclusão e encaminhamento dos Planos de Saneamento Municipal e de Resíduos Sólidos. O Instituto havia em outubro do ano passado, retido o valor (conquistado pelo Comitê de Bacia da Região Hidrográfica da Baía da Ilha Grande) por causa de entraves burocráticos.
O Plano de Saneamento, além de uma antiga reivindicação dos moradores, é uma exigência do Governo Federal para a destinação de recursos ao setor.
Fonte: Prefeitura Municipal de Paraty

Nenhum comentário:

Postar um comentário