quarta-feira, 13 de março de 2013

Papa Francisco

cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio é o novo Papa e vai se chamar Papa Francisco. É o primeiro Papa latino americano. A decisão surpreendeu, pois o cardeal Bergoglio não aparecia nas últimas listas de favoritos, que incluíam o brasileiro Dom Odilo Scherer e o italiano Angelo Scola. O novo pontífice já fez seu primeiro pronunciamento na varanda central da Basílica de São Pedro dando a sua primeira bênção 'Urbi et Orbi' (para a cidade de Roma e para o Mundo). O novo Papa assume com a função de manter a unidade de uma igreja que, nas palavras de seu próprio antecessor, está dividida e imersa em crises. Abaixo um pouco do histórico do novo Papa:
Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio, em Buenos Aires, no 17 de dezembro de 1936 é um religioso da Companhia de Jesus. Foi o arcebispo da Arquidiocese de Buenos Aires de 28 de fevereiro de 1998 até a sua eleição.
Recebeu a ordenação presbiteral no dia 13 de dezembro de 1969, pelas mãos de Dom Ramón José Castellano. Foi ordenado bispo no dia 27 de junho de 1992, pelas mãos de Antonio Quarracino, Dom Mario José Serra e Dom Eduardo Vicente Mirás.
Foi criado cardeal no consistório de 21 de fevereiro de 2001, presidido por João Paulo II, recebendo o título de cardeal-presbítero de São Roberto Bellarmino.
Foi escolhido Papa no dia 13 de março de 2013 e adotou o nome de Francisco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário