sábado, 3 de julho de 2010

Secretários se encontram com líderes comunitários

Reunião fortalece a cidadania e prefeitura abre espaço para gestão participativa.


A Prefeitura de Angra promoveu nessa quarta-feira, dia 30, um encontro entre secretários do governo municipal e presidentes de 62 associações de moradores do município. O encontro, realizado em um salão de festas do Texaco, foi um desdobramento do 1º Seminário de Políticas Públicas de Angra dos Reis, de 8 de maio. Naquela ocasião, os presidentes das associações fizeram críticas e solicitações para suas comunidades contribuindo para definir o investimento da prefeitura no município. Devido a grande demanda de assuntos, o Prefeito Tuca Jordão havia se comprometido a realizar um novo encontro, entre os líderes das comunidades e os secretários, para que novos questionamentos fossem feitos. Compromisso que foi cumprido nessa quarta-feira.
 O encontro, mais uma medida democrática e de fortalecimento da cidadania de iniciativa do governo municipal, serviu para que os presidentes das associações pudessem, mais uma vez, expor os problemas de suas comunidades, fazer questionamentos, críticas, elogios e sugestões. Já os secretários puderam falar sobre o que tem sido feito através de suas pastas e quais os projetos para os próximos meses. Participaram do encontro o secretário de Obras, Ricardo Tabet, a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Luciane Rabha, o presidente da Fusar, Adilson Bernardo, o presidente do Saae, Carlos Alberto Marcatti, além do vice-prefeito Essiomar Gomes.    
 Os líderes comunitários falaram principalmente sobre melhorias no atendimento ao público nas secretarias e investimentos em obras. Ricardo Tabet ressaltou que sua secretária tem se empenhado, na maior parte do tempo, em solucionar problemas ainda decorrentes das tragédias do início do ano. Adilson Bernardo destacou a melhoria no atendimento de emergência com o funcionamento do Hospital da Japuíba, falou sobre a inauguração de uma nova unidade de saúde no Ariró, ainda neste mês, sobre o aparelhamento da ouvidoria do SUS, que vai garantir um melhor atendimento ao público, e a importância do consórcio intermunicipal de saúde entre Angra dos Reis e os municípios de Mangaratiba, Paraty e Rio Claro para facilitar o recebimento de recursos junto ao governo federal.
 – O governo federal não tem mais investido em municípios isolados, mas em regiões – explicou o presidente da Fusar.
 Luciane Rabha falou sobre as duas escolas em horário integral, consideradas escolas modelo, uma na Monsuaba e a outra, recém-inaugurada, na Ilha Grande. A secretária também destacou que 16 das 67 unidades de ensino do município estão sendo reformadas e que no mês que vem duas novas unidades serão entregues: uma no Morro do Carmo e outra na Japuíba. Marcatti falou sobre a maior obra de saneamento de Angra dos Reis, que já foi iniciada. A obra servirá para o tratamento e a separação do esgoto de todo o Centro de Angra, do Morro do Abel ao Marinas, atendendo a cerca de 45 mil pessoas. De acordo com o presidente do Saae, atualmente 17% do esgoto de Angra é tratado, e seu objetivo é fazer com que esse número chegue a 65% até o final do governo Tuca Jordão.
 No final da reunião foi feita uma ata para registrar tudo o que foi discutido. Há ainda um livro com tudo o que foi definido pelos presidentes das associações de moradores junto com o prefeito Tuca Jordão no Seminário de Políticas Públicas, em maio. O livro, onde constam todas as crítica e definições de prioridades está em fase final de revisão no Gabinete da Prefeitura, na Secretaria de Governo e Defesa Civil.
 – Será feito um jornal informativo para tornar público o que foi discutido e, posteriormente, o prefeito vai visitar as comunidades para discutir investimentos de acordo com o que foi priorizado pelos representantes das associações e com a disponibilidade orçamentária – disse Romário Ramiro, assessor especial do Gabinete.      

Fonte Site da Prefeitura Municipal de Angra dos Reis


Nenhum comentário:

Postar um comentário