quarta-feira, 28 de julho de 2010

Vereador Ilson Peixoto visita igrejas históricas do Município

Nesta terça-feira (27), o vereador Dr. Ilson Peixoto visitou a Igreja São José, no Bracuí. A convite do parlamentar, a diretora executiva da Fundação Cultural de Angra dos Reis (Cultuar), Stella Corrêa; e a historiadora Martha Myrrha examinaram o altar da igreja e puderam constatar que este necessita de urgente reforma estrutural, além de passar por minucioso processo de restauração.

De acordo com o vereador Ilson Peixoto, o objetivo da visita foi apresentar as reivindicações à Prefeitura na perspectiva de que a reforma entre no próximo orçamento do município:
- Mesmo sendo tombada pelo Estado, a Prefeitura pode se envolver no processo de restauração, seja através de auxílio direto ou, com seu peso, cobrando do Estado, argumentou o vereador.
Fundada em 1879, a Igreja São José foi a primeira a ser construída naquela região.
Em seguida, Dr. Ilson e os representantes da Cultuar se dirigiram à Igreja Nossa Senhora do Rosário, na Vila História. Apesar de a igreja estar passando por reformas estruturais, o vereador luta para que tanto ela quanto a área no seu entorno sejam também restauradas. O reparo da igreja é uma antiga luta da comunidade, impossibilitada de utilizar o espaço por causa do péssimo estado de conservação do prédio.

O vereador Dr. Ilson Peixoto sempre apoiou a preservação do patrimônio histórico do município. Em 2009 , através de intervenções do parlamentar, Angra se inscreveu no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das cidades históricas. No começo deste ano, foi anunciado que a cidade receberia aproximadamente R$ 1,3 milhões, através deste programa, para realização de obras emergenciais nas edificações históricas do município, dentre elas o reparo da Igreja Nossa Senhora do Rosário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário